Degustação: Cerveja Colorado Cauim

Cerveja Colorado Cauim

Vamos a mais um artigo sobre as cervejas da Colorado. Dessa vez degustei a cerveja Colorado Cauim Pilsen. Este é o segundo artigo no total de quatro, em que escreverei sobre as cervejas da Colorado. Leia o primeiro artigo que escrevi sobre a cerveja Colorado Demoiselle.

A cervejaria Colorado

Criada em 1995 na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, a Colorado é uma das principais cervejarias do Brasil. A particularidade dessa cervejaria é a produção de estilos clássicos com um toque brasileiro. Por exemplo, na cerveja que vou apresentar hoje, a Colorado Cauim é uma cerveja do estilo Pilsen com um diferencial, na sua composição adiciona-se féculas de mandioca.

[clickbegga]

A cerveja Colorado Cauim

A Colorado Cauim é uma cerveja do tipo Pilsen, mas não é uma Pilsen qualquer. A cervejaria adicionou em sua composição a mandioca. De acordo com a própria cervejaria, o processo de fabricação da Colorado Cauim leva em média 28 dias e utiliza como matérias-prima água, fermento alemão, malte importado, lúpulo tcheco e fécula de mandioca. O resultado é um produto com baixa fermentação, característico das cervejas Lagers, de sabor leve e suave com teor alcoólico de 4,0%.

A escolha do nome Cauim para essa cerveja da Colorado foi uma homenagem da cervejaria a bebida alcoólica típica dos índios Tupinambá. A bebida é feita através da fermentação da mandioca, ingrediente que é destaque na cerveja Colorado Cauim.

Prêmio recebido pela Colorado Cauim

A Colorado Cauim foi eleita pelo Caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, como a segunda melhor cerveja Pilsen do país em maio de 2008.

Degustação da cerveja Colorado Cauim

A Colorado Cauim faz parte da família Lager, com o sub-tipo Pale Lager que são as Lagers Claras, dentro deste sub-tipo temos as cervejas do tipo Premium American Lager que é o estilo da cerveja Colorado Cauim.

Família: Lager > Sub-tipo: Pale Lager > Estilo: Premium American Lager

A cerveja Colorado Cauim tem uma coloração clara, transparente, um líquido limpo e atraente, mas não tão brilhante. A espuma tem pouca formação, mas essa pouca formação se fez presente até o fim, a coloração da espuma é branca. De aroma floral, mas com algo a mais se diferenciando das cervejas do tipo Pilsen das massas. A Cauim tem pouco amargor, é leve e refrescante como uma Pilsen deve ser.

No conjunto, a cerveja Colorado Cauim Pilsen agrada, seria uma boa pedida para o verão que está por vir pela sua leveza e refrescância. Como uma Pilsen, é uma cerveja para ser apreciada em qualquer ocasião. Acho que não a compraria novamente, pois preferiria gastar o mesmo valor com uma cerveja de outro estilo. Para quem gosta do estilo Pilsen é uma bela cerveja, acima da média se comparar com outras do mesmo estilo facilmente encontradas em supermercados.

Copo ideal para degustar a Colorado Cauim

Copo CalderetaO copo ideal para degustar a Colorado Cauim é este da imagem ao lado, o copo Caldereta que custa aproximadamente $10 reais. Por ser uma cerveja Pilsen, outro copo ideal para degustá-la é o copo Pilsner.

Onde comprar a cerveja Colorado Cauim

Como escrevi no artigo da cerveja Demoiselle, eu comprei o kit degustação da cervejaria Colorado. Para quem nunca bebeu as cervejas da Colorado, o kit é o mais indicado, já que é possível degustar quatro tipos diferentes e você ainda recebe dois copos especialmente para a degustação. Para facilitar a procura da cerveja Colorado em sua cidade ou estado, basta visitar o site da cervejaria. Depois basta selecionar o estado no mapa que é possível conferir a lista dos estabelecimentos que vendem a cerveja.

Harmonização e receitas com a Colorado Cauim

Para harmonizar com a cerveja Colorado Cauim, partimos da dica básica: Cerveja leve, pratos leves. Então a Cauim harmoniza bem com carnes brancas, saladas, massas e peixes. A receita eu vou ficar devendo, mas quem tiver uma dica, por favor, comente.
[/clickbegga]

Comente // em Degustação

Sobre o Autor

Cansado de beber as mesmas cervejas, Vinícius decide conhecer todas as novidades do mundo cervejeiro, e cria o Sedento para compartilhar suas descobertas.

Escrito por: | Visitar Zecanet